sábado, 28 de julho de 2012

YUSUF ISLAM

Cat Stevens embalou minha vida assim como tantos outros: no "momento instante". Interessante a época do ecletismo das rádios: suas ondas sempre irradiavam a canção certa, no momento certo. Nenhuma música me traz lembranças ruins. Emocionais, sim. Sempre. Algumas melancólicas, outras saudosas, outras ainda tão alegres que volto pra melancolia porque dentro do carro fechado não dá pra sair dançando. E se desse, talvez neste tempo eu não o faria. Um querido amigo compartilhou um link no FB com a frase de Nietszche: "Sem a música a vida seria um erro". É assim pra mim. É assim que deixo fluir e o som vem, o cantor, o grupo, a música, o momento. Um cheiro, uma imagem, um "alô" me traz uma canção.
Cat Stevens tinha o dom... é dele a trilha sonora de um dos filmes que mais me transportam aos 70's: "Harold and Maude" (Ensina-me a Viver), com Ruth Gordon.
E foi exatamente no final dos anos 70 que Cat Stevens converteu-se ao Islamismo e adotou o nome de Yusuf Islam. Chegou a abandonar a música para dedicar-se à filantropia e serviços humanitários. Voltou. Esse vídeo aí embaixo é de 2010. Pesquisem. Vale saber de sua história. De origem inglesa, foi impedido de entrar nos Estados Unidos da América no Governo George W. Bush na época em que a neurose coletiva tomava conta do país após os ataques de 11 de Setembro na clara demonstração de preconceito e horror à qualquer fato que lembrasse o Oriente Médio. Mais clara ainda a demonstração de ignorância de um governo desastroso, sob o comando de um presidente maculado por 'boatos" de fraudes eleitorais.
Mas ouçam a música. Assistam os filmes. Curtam Yusuf (Cat Stevens) Islam. Paz e harmonia. 

Wild World

A próxima ganhou até uma versão em português com Nara Leão.
Father and Son

A versão com Nara:
Pai e Filho

E, para finalizar, um...não dá pra dizer "clássico" quando o assunto é artistas como Yussuf - Stevens, mas uma de suas composições mais conhecidas:
Morning Has Broken




para saber mais (apesar de enciclopédia livre, o wikipedia tem páginas bem legais, essa é uma delas)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yusuf_Islam

0 comentários:

Postar um comentário