sexta-feira, 24 de julho de 2009

DA VONTADE DE SER FELIZ

CLIQUE NO VÍDEO. LEIA OUVINDO. CES'T CI BON!
Trio Esperança em 1958 e os irmãos Mário (Mário Correia José Maria, Rio de Janeiro 1948-), Regina (Regina Correia José Maria, Rio de Janeiro 1946-) e Evinha (Eva Correia José Maria, Rio de Janeiro 1951).

Eu vou voltar aos velhos tempos de mim, vestir de novo o meu casaco marrom, tomar a mão da alegria e sair. Bye-bye, si-si, "nous allons".


Que bonitinha essa música, que delícia de voz a de Evinha. De uma suavidade!
A janela está fechada e nunca choveu tanto em São Paulo. No vidro, as gotas escorregam e Evinha canta:

Copacabana está dizendo que sim, botou a briza à minha disposição. A Bomba "H" quer explodir no jardim, matar a flor em botão... Eu digo que não!
Tão anos 70!

E eu penso: "Será que está chovendo em Copacabana?".
Graças à internet e à variedade abundante de informações, descubro que este foi o primeiro sucesso da carreira solo de Evinha, em 1969. E eu que só lembrava dela no refrão daquela cantiga: "Luciaaaaaana, Luuuuciaaaanaaaaa....". Que nada. "Casaco Marrom" cantada por Evinta dá uma vontade de ser feliz!

É isso que a música "Casaco Marrom" traz: vontade de ser feliz. Tão bonitinha.
Estou redundando? É que a música continua tocando... tão anos 70!

(...) tomar a mão da alegria e sair...

Por força do meu ofício e paixão, sei que há décadas Evinha mora na França. Ela era/é amiga de uma apresentadora com quem trabalhei, minha madrinha de casamento e amiga até hoje. "Quando Evinha vier para o Brasil, não podemos deixar de trazê-la ao programa!", ela dizia. Eu concordava e até achava bacana a "Luciaaaaanaaaa, Luciaaaaanaaaaa" mas nunca - confesso - havia me dado conta da sutileza de sua interpretação, qualidade vocal e bom gosto.

Muitos de seus sucessos foram em parceria com os irmãos no "Trio Ternura" e "Trio Esperança" (como, se eram sete irmãos? Santa pergunta, Batman!) com apelo ingênuo e infantil típicos de classe média das décadas de 60 e 70 como "O Passo do Elefantinho" e "A Festa do Bolinha".
Vamos considerar que uma Evinha com 10 anos em 1961 iniciando uma carreira devia se divertir muito.

Mas, "Casaco Marrom", composta por Danilo Caymmi, cantado por Evinha, com arranjos de 1969, é uma delícia!

O casaco marrom, quentinho... ai, como chove em São Paulo! Todos estão dizendo que sim, vamos lá! Que bomba "H" que nada! Eu digo que não, não, não...!

alô coração, alô coração... alô, coração!

Devemos resgatar o que é bom, o que fez e é história da TV e do Rádio, da nossa cultura. É uma das minhas buscas, um dos caminhos a trilhar. São tantas as preciosidades esquecidas no passado e que fazem tão bem quando resgatadas! Por quê deixá-las lá?



Vamos trazê-las. .
O resto se dará naturalmente, certamente.

Nous allons

0 comentários:

Postar um comentário