quinta-feira, 28 de junho de 2012

SOUND AND VISION

"Sound and Vision" é o título de uma canção de David Bowie do álbum de mesmo nome, se não me engano.  Podemos googar e ter certeza inclusive da data: 1976-1977. Diz o refrão: "você não se questiona às vezes sobre som e visão?". Sim, o tempo todo. Som e imagem são umas das partes mais importantes de mim. Antes mesmo de me tornar e ser. Tudo que estivesse relacionado às cores e canções, juntos ou separados, pequenos ou grandes, obras primas ou rudimentares sempre foi por mim sorvido como um combustível, como um alívio, prazer, deleite, dever, desejo, calma, alegria, crítica, desabafo.
Sound And Vision (David Bowie - 1977)
Som na caixa!
Naturalmente assim. Simples assim. Outras partes importantes de mim precisam de sound and vision para a materialização. Um texto, crônica, livro ou roteiro por exemplo. Nascem do story board que se forma no intelecto e transforma. Quando não é assim, é sentimento puro sem filtro, o que é um perigo. Guardemos esta parte em cadernos de anotações, não em computadores vulneráveis. Outras partes importantes de mim. Como já disse (acho que disse), sou plural, não radical. Quando vejo trabalhos bem feitos me faz um bem! Livros, Filmes, Peças, Músicas... Ultimamente tenho ouvido música clássica no caminho de ida e volta ao trabalho depois de um destempero no trânsito injustificável. Não para que me acalme e enfrente tipo assim yoga auditiva, os monstrinhos e monstrinhas atrás dos volantes, mas para me lembrar que existe o belo, o bom, o mágico, o ideal e que eu NÃO faço parte desse ódio coletivo megalópolo . E músicas dos anos em que descobria coisas, como quando ia ouvir compactos simples na casa da Bartira na Arthur de Azevedo que hoje virou um big prédio classe AAA. O que terá sido feito de Bartira, colega de primário e ginásio? As casas em Pinheiros eram tão bonitinhas... a Arthur de Azevedo era repleta de pequenas grandes casas. E árvores. A Porta da frente não fazia juz ao lado de dentro, enormes, pés direitos altos, cômodos grandes, mais de uma sala, taco e sinteco no chão na maioria.
"Sound and Vison" estão presentes desde sempre. A memória que me traz e faz feliz. Outro dia, caminhando pelas ruas de Pinheiros, com tudo transformado, ainda assim me emocionei pisando nas calçadas que sustentaram minhas idas e vindas da infância à maturidade, no melhor período da minha vida (sem interrupções). Você não se questiona às vezes sobre som e visão?

0 comentários:

Postar um comentário