quinta-feira, 19 de abril de 2012

DOPAMINA


Se Dopamina tivesse rosto, seria Endora?

Diz o Wickipédia (Ctrlc+Ctrlv):
dopamina é um importante neurotransmissor no cérebro, produzido por um grupo de células nervosas, chamadas de Neurónios Pré-Sinapticos, que atuam no cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a sensação de motivação.
dopamina é precursora natural da adrenalina e da noradrenalina e por conseguinte tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central.
As anormalidades da dopamina são muitas vezes relacionadas às patologias de desordens psíquicas tal qual à Esquizofrenia (para a psiquiatria: o desbalanceamento com excesso na via dopaminérgica mesolímbica e escassez na via mesocortical), e também estando associada ao Mal de Parkinson (escassez na via dopaminérgica nigro-estriatal).
A dopamina está por trás da dependência do jogo (inclusive eletrônicos), sexo, do álcool e de outras drogas.

xx

Se é responsável pela sensação de prazer e motivação, faltou o complemento:

"A Dopamina está por trás da dependência do jogo (inclusive eletrônicos), sexo, do álcool, perder peso, fotos do Brad Pitt sem camisa, um dia sob o sol de Boiçucanga, uma longa viagem de avião com destino dos sonhos, um livro apaixonante, lembranças da Disco Music, cortinas vermelhas abrindo a tela para o cinema, Green Label, Caipirinha de Lima da Pérsia, Bis, Petit Gateau; teatros recebendo shows musicais (não mesinhas apertadas e barulhentas), cantar, dançar, beijar muito, abraçar muito, rir muito, sorvete, mais sorvete, muito sorvete e outras drogas.
Estou em plena dopamina astral. Dia 25 de abril passa, junto com meu aniversário e a Revolução dos Cravos.

Vamos lá, gente: exercício sempre! (e viagens, sexo, rock'n roll, teatros, musicais, cantar, dançar e, acima de tudo, fazer aniversário.)

0 comentários:

Postar um comentário