sexta-feira, 3 de setembro de 2010

AGUINALDO SILVA E ROQUE SANTEIRO

Estadão.com.br/blogs
por Cristina Padiglione

seção: Biscoito fino
29.agosto.2010 13:39:51

(trechos)
O que mais o surpreendeu na época em relação à receptividade da audiência?
Chegamos a dar 98 pontos de audiência, um fenômeno que NUNCA será igualado. Mas se você quer saber, quando eu li os 40 capítulos já escritos, achei aquilo tudo uma grande bobagem. Mesmo assim aceitei a tarefa de levar a novela adiante… E logo vi que meu julgamento inicial estava errado.

Era mais fácil ou mais difícil escrever novela em 1985?
Era mais difícil do ponto de vista “físico”: trabalhávamos com máquina de escrever manual, não havia internet, os telefones não eram grande coisa… Usávamos um leva-e-traz, um mensageiro! Mas era mais fácil do ponto de vista das pressões; a novela era considerada um produto, digamos assim, mais “artístico”, os autores tinham mais liberdade -embora houvesse, como há hoje, censura -, enfim, a própria televisão era menos uma fábrica de pizzas e mais preocupada com a qualidade, o que nos beneficiava a todos. Hoje em dia escrever uma novela é comparável ao ato de botar um Airbus 787 no ar: quase impossível!

O fato de “Roque” ter sido censurada 10 anos antes provocou alguma alteração na sinopse da novela feita em 1985? Que cuidados ou disfarces foram realizados para não desagradar setores remanescentes da censura naquela época?
Quando a novela caiu nas minhas mãos, e eu percebi que tinha toda liberdade, resolvi que ela seria uma altíssima comédia. A parte política, tão importante nos escritos do Dias Gomes, continuou lá, mas menos panfletária e menos evidente. A novela era muito engraçada, acho que até os censores morriam de rir lendo os capítulos, e assim as coisas foram passando e, quando se viu, por conta do enorme sucesso, já era impossível censurá-la. Nos 30 capítulos finais Dias voltou às origens e a novela ficou mais “densa”, menos engraçada.

Houve consenso entre você, Dias Gomes e Paulo Ubiratan (diretor-geral da novela) sobre o final escolhido para Porcina? Ou a escolha foi apenas do Dias Gomes?
A escolha foi apenas do Dias Gomes. Eu não podia opinar porque estava fora. Mas o Paulo Ubiratan me disse que tinha odiado aquele final ostensivamente copiado de “Casablanca”. Mesmo assim ele o dirigiu de tal modo que ficou inesquecível.

Voltando à questão de novela reeditada por mãos alheias, soube que você também não participou da reedição de “Senhora do Destino” para o “Vale a Pena ver de Novo”. Vocês, autores, sabem ou conhecem o profissional (ou profissinais) que realiza(m) este trabalho? Já se manifestaram contra ou a favor de participar dele?
Veja bem, eu sempre digo isso e meus colegas me olham atravessado… Mas a novela é do produtor, é de quem bota lá o dinheiro necessário para produzi-la. O autor é pago apenas para escrever. Lembro o exemplo de Hollywood: quando o filme recebe o Oscar, quem vai receber o prêmio não é o diretor, nem o roteirista, é o produtor. No caso da novela, e isso consta dos nossos contratos, uma vez pronto, o texto pertence à emissora, e esta pode fazer o que quiser com ele, inclusive guardá-lo numa gaveta e esquecê-lo. “Senhora do Destino” quebrou o recorde de audiência do “Vale a Pena Ver de Novo”, mas o horário era outro, e para passar nele a novela tinha que ser reeditada. Este é um trabalho de um especialista, o editor, e ao roteirista não cabe dar pitacos. Eu jamais faria isso, pois sei que a reedição do meu trabalho estará em boas mãos. Quanto aos outros autores, já não sei.



Em tempo: o DVD de Roque Santeiro traz, como extra, os dois finais gravados para a novela, algo inédito para a época: Porcina partindo no aviãozinho, com Roque, e ficando em Asa Branca, Com Sinhozinho. Mais Casablanca, impossível, e a referência é explícita, quase um tributo ao filme, com direito até a uma sonora de “As Time Goes By”, a trilha do longa com Humprhey Bogart. Com 16 discos, a caixa de Roque agora lançada pela Globo Marcas custa R$ 250,00

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