segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PALHAÇO VOTA EM PALHAÇO

O que mais me assusta na atual fase da mídia brasileira nem é tanto a escatológica palhaçada sanguinolenta das manchetes de notícias escolhidas à dedo do meio. O que é aterrorizante é o prazer com que os "jornalistas" atuais detalham a agonia das vítimas indefezas ou a crueza do assassino ao torcer a faca quatro vezes de cada lado para certificar-se de que vai jorrar sangue suficiente para todas os jornais.

Hoje li na primeira página do Terra: "Universitária morre esfaqueada em cima de bicicleta em SP". Logo pensei na USP, nas minhas sobrinhas, nas amigas delas e conhecidas. Abri o link. Aconteceu em Ribeirão Preto; a universitária tinha 24 anos, cursava educação física e voltava de um estágio para a casa quando foi fechada por uma moto. Agora, a riqueza dos detalhes que semeiam angústia, dor, pânico e sofrimento mesmo em quem não conhece a vítima. Prontos? Vamos lá:

A lâmina da faca, de quase 20 centímetros, ficou encravada da universitária. A jovem, que retornava de um estágio, ainda tentou pedalar, mas caiu. Ela foi socorrida a um hospital no bairro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O acusado fugiu sem ser identificado. A placa da moto não foi visualizada porque estaria dobrada.

Não consigo suportar a imagem da garota assustada "tentando pedalar" e "caindo" com uma "faca de 20 centímetros encravada no pescoço".  Não alcanço o entendimento necessário que justifique a tamanha falta de responsabilidade de quem reporta notícias como esta, de quem aprova conteúdos como estes, de quem vibra com pontos e acessos alcançados com esse tipo de deserviço, muito menos quem compra e vende esse tipo de espaço e audiência.

Desculpem, mas não aguentei. Tive que dividir. Isso não vai acabar nunca.
Cazuza pediu: "Brasil, mostra a tua cara!". O PT atendeu.
Não há nem haverá política decente para acarinhar esse país que amo tanto. Ele, e seu povo, continuará terreno fértil para os 300 picaretas que o Luiz Inácio falou. São 300 picaretas patrocinados e incentivados.´
A mídia é o espelho da educação de um país. Se estamos assistindo um circo dos horrores na TV, lendo manchetes sangrentas até na internet e sujando as mãos com o sangue das revistas semanais e jornais diários, é porque não temos educação.
E a falta de educação e cultura faz a gente pensar que é melhor rir de tudo.
Por isso palhaço vota em palhaço.
Essa palhaçada não vai acabar. Acho que nunca.

0 comentários:

Postar um comentário